OS SOFTWARES
Software, logiciário ou suporte lógico é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento. Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essa sequência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante, além de um produto desenvolvido pela Engenharia de software, e inclui não só o programa de computador propriamente dito, mas também manuais e especificações. Para fins contábeis e financeiros, o Software é considerado um Bem de Capital.
Este produto passa por várias etapas como: análise econômica, análise de requisitos, especificação, codificação, teste, documentação, treinamento, manutenção e implantação nos ambientes.
Um programa de computador é composto por uma sequência de instruções, que é interpretada e executada por um processador ou por uma máquina virtual. Em um programa correto e funcional, essa sequência segue padrões específicos que resultam em um comportamento desejado.
Um programa pode ser executado por qualquer dispositivo capaz de interpretar e executar as instruções de que é formado.
Quando um software está representado como instruções que podem ser executadas diretamente por um processador, dizemos que está escrito em linguagem de máquina. A execução de um software também pode ser intermediada por um programa interpretador, responsável por interpretar e executar cada uma de suas instruções. Uma categoria especial e notável de interpretadores são as máquinas virtuais, como a Máquina virtual Java (JVM), que simulam um computador inteiro, real ou imaginado.
O dispositivo mais conhecido que dispõe de um processador é o computador. Atualmente, com o barateamento dos microprocessadores, existem outras máquinas programáveis, como telefone celular, máquinas de automação industrial, calculadora, etc.
Hardware
O hardware.É a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.Em complemento ao hardware, o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware. Toda interação dos usuários de computadores modernos é realizada através do software, que é a camada, colocada sobre o hardware, que transforma o computador em algo útil para o ser humano. Além de todos os componentes de hardware, o computador também precisa de um software chamado Sistema Operacional. O Sistema Operacional torna o computador utilizável. Ele é o responsável por gerenciar os dispositivos de hardware do computador (como memória, unidade de disco rígido, unidade de CD) e oferecer o suporte para os outros programas funcionarem (como Word, Excel etc).
O termo hardware não se refere apenas aos computadores pessoais, mas também aos equipamentos embarcados em produtos que necessitam de processamento computacional, como o dispositivos encontrados em equipamentos hospitalares, automóveis, aparelhos celulares (em Portugal portáteis), entre outros.
Na ciência da computação a disciplina que trata das soluções de projeto de hardware é conhecida como arquitetura de computadores.
Para fins contábeis e financeiros, o hardware é considerado um bem de capital.
Os sistemas operacionais
Os sistemas operacionais podem ser classificados segundo diversos parâmetros e perspectivas, como tamanho, velocidade, suporte a recursos específicos, acesso à rede, etc. A seguir são apresentados alguns tipos de sistemas operacionais usuais (muitos sistemas operacionais se encaixam bem em mais de uma das categorias apresentadas):
Batch (de lote) : os sistemas operacionais mais antigos trabalhavam “por lote”, ou seja, todos os programas a executar eram colocados em uma fila, com seus dados e demais informações para a execução. O processador recebia um programa após o outro, processando-os em sequência, o que permitia um alto grau de utilização do sistema. Ainda hoje o termo “em lote” é usado para designar um conjunto de comandos que deve ser executado em sequência, sem interferência do usuário.
Exemplos desses sistemas incluem o OS/360 e VMS, entre outros.
De rede : um sistema operacional de rede deve possuir suporte à operação em rede, ou seja, a capacidade de oferecer às aplicações locais recursos que estejam localizados em outros computadores da rede, como arquivos e impressoras. Ele também deve disponibilizar seus recursos locais aos demais computadores, de forma controlada. A maioria dos sistemas operacionais atuais oferece esse tipo de funcionalidade.
Multi-usuário : um sistema operacional multi-usuário deve suportar a identificação do “dono” de cada recurso dentro do sistema (arquivos, processos, áreas de memória, conexões de rede) e impor regras de controle de acesso para impedir o uso desses recursos por usuários não autorizados. Essa funcionalidade é fundamental para a segurança dos sistemas operacionais de rede e distribuídos. Grande parte dos sistemas atuais são multi-usuários.
CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES DO S.O.
Os objetivos básicos de um sistema operacional podem ser sintetizados em duas palavras-chave: “abstração” e “gerência”, cujos principais aspectos são detalhados a seguir.
Abstração de recursos
Acessar os recursos de hardware de um sistema de computação pode ser uma tarefa complexa, devido às características específicas de cada dispositivo físico e a complexidade de suas interfaces. Por exemplo, a seqüência a seguir apresenta os principais passos envolvidos na abertura de um arquivo (operação open) emum leitor de disquete:
1. verificar se os parâmetros informados estão corretos (nome do arquivo, identificador do leitor de disquete, buffer de leitura, etc);
2. verificar se o leitor de disquetes está disponível;
3. verificar se o leitor contém um disquete;
4. ligar o motor do leitor e aguardar atingir a velocidade de rotação correta;
5. posicionar a cabeça de leitura sobre a trilha onde está a tabela de diretório;
6. ler a tabela de diretório e localizar o arquivo ou subdiretório desejado;
7. mover a cabeça de leitura para a posição do bloco inicial do arquivo;
8. ler o bloco inicial do arquivo e depositá-lo em um buffer de memória.
Assim, o sistema operacional deve definir interfaces abstratas para os recursos do hardware, visando atender os seguintes objetivos:
• Prover interfaces de acesso aos dispositivos, mais simples de usar que as interface de baixo nível, para simplificar a construção de programas aplicativos. Por exemplo: para ler dados de um disco rígido, uma aplicação usa um conceito chamado arquivo, que implementa uma visão abstrata do disco rígido, acessível através de operações como open, read e close. Caso tivesse de acessar o disco diretamente, teria de manipular portas de entrada/saída e registradores com comandos para o controlador de disco (sem falar na dificuldade de localizar os dados desejados dentro do disco).
• Tornar os aplicativos independentes do hardware. Ao definir uma interface abstrata de acesso a um dispositivo de hardware, o sistema operacional desacopla o hardware dos aplicativos e permite que ambos evoluam de forma mais autônoma. Por exemplo, o código de um editor de textos não deve ser dependente da tecnologia de discos rígidos utilizada no sistema.
• Definir interfaces de acesso homogêneas para dispositivos com tecnologias distintas. Através de suas abstrações, o sistema operacional permite aos aplicativos usar amesma interface para dispositivos diversos. Por exemplo, um aplicativo acessa dados em disco através de arquivos e diretórios, sem precisar se preocupar com a estrutura real de armazenamento dos dados, que podem estar em um disquete, um disco IDE, uma máquina fotográfica digital conectada à porta USB, um CD ou mesmo um disco remoto, compartilhado através da rede.
CARACTERÍSTICAS E FUNÇÕES DO S.O. II
Gerência de recursosOs programas aplicativos usam o hardware para atingir seus objetivos: ler e armazenar dados, editar e imprimir documentos, navegar na Internet, tocar música, etc.
Em um sistema com várias atividades simultâneas, podem surgir conflitos no uso do hardware, quando dois ou mais aplicativos precisam dos mesmos recursos para poder executar. Cabe ao sistema operacional definir políticas para gerenciar o uso dos recursos de hardware pelos aplicativos, e resolver eventuais disputas e conflitos. Vejamos algumas situações onde a gerência de recursos do hardware se faz necessária:
• Cada computador possui normalmente um só processador. O uso desse processador deve ser distribuído entre os aplicativos presentes no sistema, de forma que cada um deles possa executar na velocidade adequada para cumprir suas funções sem prejudicar os outros. O mesmo ocorre com a memória RAM, que deve ser distribuída de forma justa entre as aplicações.
• A impressora é um recurso cujo acesso deve ser efetuado de forma mutuamente exclusiva (apenas um aplicativo por vez), para não ocorrer mistura de conteúdo nos documentos impressos. O sistema operacional resolve essa questão definindo uma fila de trabalhos a imprimir (print jobs) normalmente atendidos de forma seqüencial (FIFO).
• Ataques de negação de serviço (DoS – Denial of Service) são comuns na Internet.Eles consistememusar diversas técnicas para forçar um servidor de rede a dedicar seus recursos a atender um determinado usuário, em detrimento dos demais. Por exemplo, ao abrir milhares conexões simultâneas em um servidor de e-mail, um atacante pode reservar para si todos os recursos do servidor (processos, conexões de rede, memória e processador), fazendo com que os demais usuários não sejam mais atendidos. É responsabilidade do sistema operacional do servidor detectar tais situações e impedir que todos os recursos do sistema sejam monopolizados por um só usuário (ou um pequeno grupo).
Assim, um sistema operacional visa abstrair o acesso e gerenciar os recursos de hardware, provendo aos aplicativos um ambiente de execução abstrato, no qual o acesso aos recursos se faz através de interfaces simples, independentes das características e detalhes de baixo nível, e no qual os conflitos no uso do hardware são minimizados.
SISTEMA DE COMPUTADOR
Um sistema de computação é constituído basicamente por hardware e software. O hardware é composto por circuitos eletrônicos (processador, memória, portas de entrada/saída, etc) e periféricos eletro-óptico-mecânicos (teclados, mouses, discos rígidos, unidades de disquete, CD ou DVD, dispositivos USB, etc).
Por sua vez, o software de aplicação é representado por programas destinados ao usuário do sistema, que constituem a razão final de seu uso, como editores de texto, navegadores Internet ou jogos. Entre os aplicativos e o hardware reside uma camada de softwaremulti-facetada e complexa, denominada genericamente de Sistema Operacional.
Existe uma grande distância entre os dispistivos físicos da máquina hardware e os aplicativos . Para resolver este problema criou-se o SISTEMA OPERACIONAL. É ele quem faz a conexão entre você e a máquina. O SISTEMA OPERACIONAL(S.O.), cria as condições para rodarmos os diversos programs (softwares) que usamos tais como: editor de texto, tocador de músicas(players), tocadores de vídeos, simuladores, jogos, navegadores de internet (browser) e por ai vai.
EVOLUÇÃO DO COMPUTADOR
ATENDENDO A PEDIDOS
Rápido Histórico da Evolução dos Computadores
Os computadores, do jeito que conhecemos hoje, surgiram no final da segunda guerra mundial, quando os americanos construíram o ENIAC – o primeiro computador totalmente eletrônico. O ENIAC ocupava uma área cerca de um terço da área do Maracanã, possuindo aproximadamente 18000 válvulas. Apesar do tamanho colossal, ele tinha o poder de processamento equivalente à sua calculadora de bolso. A partir daí, com a evolução da eletrônica, os computadores tiveram aumentados o seu poder de processamento e armazenamento. Podemos agrupar esta evolução
em gerações:
- Primeira Geração (década de 1950): funcionamento a base de válvulas e alto consumo de energia, ocupando áreas de mais de 100m2. As operações internas eram realizadas em milissegundos (10-3s).
- Segunda Geração (primeira metade da década de 1960): utilização de transistores (pequenos componentes eletrônicos semicondutores, feitos de silício, mais velozes e bem menores que as válvulas, necessitam de menos energia para funcionar e dissipam menos calor). As operações internas eram realizadas em microssegundos (10-6s).
- Terceira Geração (segunda metade da década de 1960): baseada na utilização de circuitos integrados (ou chips – pastilhas semicondutoras contendo diversos transistores). Estes computadores já tinham tamanhos reduzidos (pequeno e médio porte). As operações internas eram realizadas em nanossegundos (10-9s).
- Quarta Geração (a partir da segunda metade década de 1970): utilização de circuitos integrados em larga escala (VLSI), alta velocidade e unidades de armazenamento com maiores capacidades, tecnologia do firmware. Os processadores atuais utilizam milhões de transistores integrados em uma pastilha de silício.
- Quinta Geração (dias atuais): era da realidade virtual, inteligência artificial, biochips, multimídia, Internet. (obs.: alguns autores citam apenas as quatro gerações)
APOSTILA DE INFORMÁTICA BÁSICA
OLÁ! MENINOS(AS)
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COMPENENTES BÁSICOS DO COMPUTADOR
Veja alguns termos essenciais do computador bem como os compenentes básicos do mesmo nas imagens.
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DICIONÁRIO DE INFORMÁTICA

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pessoal .eu posso botar mais coisas depois na pesquisa de informática.